Close Menu

Busque por Palavra Chave

Fundação Logosófica | Viver dentro ou fora da realidade

Por: Fundação Logosófica
18/09/2023 10:05
Tamanho da fonte: A A
Joe Shields/Unsplash

Por Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)

A propensão ao exagero constitui uma inclinação muito frequente, cuja presença no indivíduo nos faz ver que a imaginação trabalha nele sem o controle das demais faculdades de sua inteligência.

É vista quase sempre nas pessoas de curtos alcances ou escassa cultura, e em suas manifestações existe algo de superestimação de si mesmas.

O exame desta propensão nos mostra o ser que engana a si mesmo, crendo que seus exageros fazem aumentar a força de convicção de suas palavras, sem reparar que essa mesma hipertrofia as expõe a cair no vazio.

A pessoa tende a agigantar o volume das coisas, seduzida pelo afã de impressionar, de assombrar, de chamar a atenção

No fundo, é um recurso artificioso com que procura suprir a carência de meios para alcançar por via natural o mesmo efeito. Fosse o propenso bom observador, comprovaria quão rapidamente aumenta o número dos que fogem dele, e se dedicaria a fazer algo mais efetivo em proveito de si mesmo.

Quando o exagero deixa de manifestar-se como simples propensão, para estabelecer-se como hábito, a pessoa fala, move-se e atua sob o predomínio da ficção, devendo sofrer continuamente as consequências de viver fora da realidade.

Quem sofre desta propensão experimenta invariavelmente o desejo de ser acreditado e, quando o consegue, sente-se invadido pela emoção torpe e vulgar de um triunfo fútil.

Quão oposto é esse estado de ânimo daquele que se desfruta após a eliminação paulatina desta tendência, enquanto se ativam internamente as possibilidades de ser, fazer e possuir, sem que o engano se oponha a isso.

(Texto extraído do livro Deficiências e Propensões do Ser Humano, pág. 182)


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro